O gabinete do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, compartilhou nesta quinta-feira (9/10), nas redes sociais, uma imagem do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recebendo o Prêmio Nobel da Paz. A postagem veio logo após o anúncio, na quarta-feira (8/10), de um acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza entre Israel e o Hamas.
Na rede social X, o gabinete mencionou Trump com a legenda: “Dar ao @realDonaldTrump o Prêmio Nobel da Paz – ele merece”.
Donald Trump informou que Israel e o grupo palestino Hamas concordaram com um cessar-fogo na Faixa de Gaza. Os Estados Unidos são um dos principais mediadores nas negociações entre Israel e o Hamas, junto com Egito, Turquia e Catar.
A publicação do gabinete foi divulgada poucas horas após o acordo. Na foto, Trump aparece ao lado de Netanyahu, que segura a fita do Prêmio Nobel da Paz. A imagem aparenta ter sido criada por Inteligência Artificial.
O acordo de cessar-fogo também inclui a troca de reféns israelenses por prisioneiros do Hamas, que será tema de uma reunião nesta quinta-feira, seguida por uma votação para aprovar o cessar-fogo.
Embora a votação ainda esteja prevista, Israel já assinou o documento final do cessar-fogo nesta manhã, que deverá começar a valer em até 24 horas, após a reunião marcada para as 15h (12h, horário de Brasília).
Após esse período, será iniciado um prazo de 72 horas para a libertação dos reféns israelenses e dos prisioneiros palestinos, conforme comunicado pela porta-voz do governo israelense, Shosh Bedrosian.