O gabinete do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou, nesta sexta-feira (10/10), que enquanto o Comitê Norueguês do Nobel discute sobre paz, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, “faz acontecer”. A declaração veio após a líder da oposição na Venezuela, María Corina Machado, ser agraciada com o prêmio.
“O Comitê Nobel fala sobre paz. Presidente Donald Trump faz acontecer. Os fatos falam por si. O presidente Trump merece”, proclamou o gabinete na rede social X.
Trump tem declarado ser digno do prêmio por seus esforços para encerrar o conflito no Oriente Médio, na Faixa de Gaza, envolvendo Israel e Hamas. Ele também afirmou ter terminado sete guerras.
Além disso, no X, o diretor de Comunicação do governo dos EUA, Steven Cheung, argumentou que o Comitê Norueguês do Nobel colocou “a política acima da paz”.
“O presidente Trump continuará firmando acordos de paz, acabando com guerras e salvando vidas. Ele possui um coração humanitário e ninguém como ele pode realizar feitos extraordinários movido por sua vontade”, afirmou Cheung.
María Corina Machado foi contemplada com o Nobel da Paz “por seu empenho incansável na promoção dos direitos democráticos do povo venezuelano e pela busca por uma transição justa e pacífica da ditadura para a democracia”.
Machado foi impedida de participar das eleições presidenciais de 2024 e permanece em esconderijo devido a uma perseguição iniciada pelo governo da Venezuela.
De acordo com o Comitê Norueguês do Nobel, “como líder do movimento democrático na Venezuela, María Corina Machado representa um dos mais notáveis exemplos recentes de coragem civil na América Latina”.