21.5 C
Brasília
quinta-feira, 11/09/2025

Fux vota por 9 horas e fica o tempo necessário

Brasília
céu limpo
21.5 ° C
21.5 °
18.9 °
40 %
1kmh
0 %
qui
32 °
sex
33 °
sáb
34 °
dom
33 °
seg
27 °

Em Brasília

O voto do ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), no julgamento do núcleo principal da trama golpista já dura nove horas, e ele comunicou aos colegas da Primeira Turma que permanecerá “até o tempo que for preciso”.

O ministro finalizou recentemente a análise das acusações contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), votando pela absolvição em todos os crimes atribuídos a ele. A sessão entrou em um intervalo de dez minutos logo após.

Fux iniciou a leitura do seu voto às 9h14, com um intervalo das 12h56 às 14h15. Na fase final, ele examina individualmente as acusações contra cada um dos oito réus do núcleo principal. Até o momento, já foram avaliados três, restando ainda cinco. O ministro garantiu que “não vai demorar”.

Ele solicitou uma pausa de dez minutos após concluir essa parte para iniciar a análise dos réus restantes. Fux respondeu ao presidente da Primeira Turma, Zanin, que ficará o tempo que for necessário para concluir seu voto.

Ao retornar, o ministro destacou que sua função, como magistrado, é fundamentar suas decisões conforme previsto na Constituição.

A sessão teve que ser estendida além do previsto inicialmente às 14h, devido à suspensão da sessão plenária, e não houve objeções dos membros presentes quanto ao prolongamento.

Em diálogo, Zanin e Fux confirmaram que a extensão da sessão não causaria problemas, pois todos devem justificar suas decisões rigorosamente.

Veja Também