A Fuvest, responsável pela seleção de vagas na Universidade de São Paulo (USP), instalará geradores de energia em pontos estratégicos durante a segunda fase do exame, que ocorrerá no domingo, 14, e na segunda-feira, 15. A fundação não divulgou a quantidade de geradores nem as localidades exatas onde estarão, mas garantiu que, segundo sua pesquisa, nenhum dos 36 locais de prova, distribuídos em 22 cidades da região metropolitana, litoral e interior do Estado, enfrenta atualmente problemas no fornecimento de energia.
Um ciclone extratropical atingiu São Paulo nesta semana, causando um vendaval histórico com ventos de até 98 km/h, a velocidade mais alta registrada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) desde o início das medições, em 1963. Às 13h32 desta sexta-feira, 669.497 residências estavam sem luz, segundo a concessionária de energia Enel.
Quanto a dificuldades no deslocamento dos candidatos, devido a cancelamento de voos ou outros transtornos, a Fuvest declarou compreender que imprevistos podem acontecer, especialmente para aqueles que vêm de outras cidades ou estados. Contudo, destacou que o planejamento e o deslocamento até o local de prova são responsabilidade dos candidatos, recomendando que se organizem com antecedência para evitar problemas.
Este exame selecionará 8.147 alunos para os cursos de graduação da USP. Participarão da segunda fase 30.787 candidatos. Medicina manteve a maior nota de corte, com 80 pontos, seguida por Engenharia Aeronáutica, com 75 pontos, e Psicologia (em São Paulo), com 69 pontos.
Os portões das escolas abrirão às 12h e fecharão para início da prova às 13h. Os candidatos terão até 4 horas para responder às questões.
No primeiro dia, haverá 10 questões discursivas de Português, além da redação. Este ano, os participantes poderão escolher entre duas propostas de texto: uma dissertativa-argumentativa ou outra opção a ser apresentada no momento da prova, ambas baseadas em uma coletânea de textos. O candidato deverá indicar sua escolha na folha de redação.
No segundo dia, os candidatos responderão 12 questões discursivas, que abarcarão conteúdo de duas a quatro disciplinas específicas do curso escolhido. O candidato será eliminado caso tire zero na redação ou erre todas as questões de qualquer dos dias.
A primeira chamada dos aprovados será divulgada no dia 23 de janeiro.
Itens obrigatórios:
- Documento de identificação, digital ou físico
- Caneta esferográfica azul ou preta, de corpo transparente
Outros itens permitidos:
- Garrafa de água
- Alimentos leves
- Lápis ou lapiseira
- Itens médicos autorizados previamente
- Borracha
- Apontador
- Régua transparente
Itens proibidos nos locais de prova:
- Relógio individual de qualquer tipo
- Equipamentos eletrônicos como calculadora, celular, computador, tablet, reprodutor de áudio, câmera, dispositivos vestíveis (smartwatch, óculos eletrônicos, ponto eletrônico), entre outros
- Material impresso ou anotações
- Caneta hidrográfica ou de outras cores que não azul ou preta
- Corretivo de qualquer tipo
- Caneta marca-texto, compasso ou lápis com tabuada
- Boné, chapéu, gorro, óculos de sol
- Protetor auricular, fone de ouvido ou similares
- Qualquer outro material estranho à realização da prova
Estadão Conteúdo

