Desde 2021, quando a Neoenergia iniciou a fiscalização em uma rede de supermercados do Distrito Federal, a empresa recuperou 1,88 milhão de kWh, equivalente ao consumo mensal de 13,4 mil residências, causando um prejuízo de R$ 1,7 milhão. Esse valor envolve 16 lojas da rede que foram autuadas por irregularidades na medição ou fraudes, conhecidas popularmente como “gatos de energia”.
Na manhã de quarta-feira, 8 de outubro, agentes identificaram uma nova fraude no medidor de energia na loja Dona da 506 Norte. A rede já tinha sido notificada 38 vezes por irregularidades desde 2021. Em janeiro de 2024, a loja na Asa Norte já havia sido encontrada com sinais de manipulação em medidor com defeito.
A Neoenergia ressalta que furtar energia, prática conhecida como “gato”, é crime conforme o artigo 155 do Código Penal, com pena de até oito anos de prisão, além de apresentar riscos de acidentes, incêndios e interrupções no fornecimento de energia.
Em nota, a defesa da rede Dona contestou as acusações, classificando-as como falsas e irresponsáveis, e negou qualquer desvio de energia elétrica, afirmando que comprovará isso judicialmente. Segundo o escritório Ávila de Bessa Advocacia, qualquer avaliação unilateral feita pela concessionária sem responsabilidade técnica não é válida perante a legislação vigente e os tribunais brasileiros.
A rede reafirmou que sua conduta é pautada pela seriedade e respeito, e declarou que tomará as medidas judiciais necessárias para combater abusos, além de buscar indenização por danos morais e materiais causados.