28.5 C
Brasília
segunda-feira, 15/09/2025

Furtos de celular diminuem na Festa do Morango em Brazlândia

Brasília
nuvens quebradas
28.5 ° C
28.7 °
28.4 °
31 %
2.1kmh
75 %
seg
29 °
ter
32 °
qua
33 °
qui
33 °
sex
32 °

Em Brasília

Brazlândia foi novamente o cenário de uma das celebrações mais tradicionais do Distrito Federal. Nos dois últimos fins de semana, a Festa do Morango reuniu milhares de visitantes que puderam aproveitar entrada gratuita, shows nacionais, parque de diversões, fazendinha e as delícias típicas feitas com morango. Além do destaque cultural e econômico, o evento contou com operações policiais eficazes.

Conforme informações da Polícia Civil, os casos de furto de celulares caíram de 64 em 2024 para 39 em 2025, representando uma redução de 40%. Essa diminuição foi resultado de ações integradas de segurança que desarticularam parte de uma quadrilha especializada nesse tipo de crime.

Operação policial de impacto

Na abertura da festa, no dia 5 de setembro, a 18ª Delegacia de Polícia realizou a ‘Operação Colheita Blindada’, cumprindo seis mandados de prisão preventiva e dez de busca e apreensão nas cidades de Ceilândia, Santa Maria, Samambaia e em São Luís, no Maranhão.

Quadrilha especializada

As investigações indicam que o grupo criminoso, com 16 membros, atuava há anos em grandes eventos do Distrito Federal e região. As funções eram divididas: alguns furtavam celulares, principalmente modelos de alto valor da Apple; outros armazenavam temporariamente os aparelhos; e uma parte se encarregava do desbloqueio, revenda e até de fraudes bancárias associadas.

Dentre os envolvidos, destacam-se Wellington Freires Urias (“Charlata”), Pedro Ricardo Mendes Moraes, Leandro Cristiano do Nascimento Silva, Thaís Trindade Lins da Rocha, Danilo Pereira da Silva (“Danilo Gordão”) e Leonardo Rodrigues de Souza, sendo que seis continuam foragidos. Muitos deles possuem antecedentes por furto, roubo, tráfico de drogas, homicídio e estelionato.

Prisões em flagrante

Na madrugada de 7 de setembro, o Batalhão de Policiamento Rural prendeu quatro pessoas em flagrante furtando celulares no evento. Durante a ação, foram recuperados 13 aparelhos que haviam sido levados dos visitantes. Essa prisão ocorreu após denúncia de uma vítima e as investigações para identificar outros possíveis envolvidos seguem em andamento.

Veja Também