29.5 C
Brasília
segunda-feira, 27/10/2025

Furacão Melissa se torna categoria 5 e causa mortes no Caribe

Brasília
céu pouco nublado
29.5 ° C
31.1 °
29.5 °
33 %
5.1kmh
20 %
seg
31 °
ter
32 °
qua
33 °
qui
31 °
sex
27 °

Em Brasília

Com ventos chegando a 257 km/h, o furacão Melissa atingiu a categoria 5, a mais alta na escala Saffir-Simpson, trazendo ventos intensos, elevação no nível do mar e inundações severas no Caribe, afetando principalmente Jamaica, Haiti e República Dominicana. O fenômeno se intensificou nesta segunda-feira (27/10) e já resultou em quatro fatalidades.

Segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos, Melissa fortaleceu-se rapidamente, apresentando ventos de 257 km/h e pressão central de 917 mb, conforme confirmado pelos Caçadores de Furacões da Reserva da Força Aérea. As condições meteorológicas na Jamaica devem piorar consideravelmente ainda hoje.

Conforme reportado pela agência AP News, o furacão causou pelo menos três mortes no Haiti e uma na República Dominicana. A previsão indica que o furacão alcance a ilha ainda na terça-feira (28/10), seguindo para Cuba e as Bahamas até quarta-feira (29/10).

Espera-se que o fenômeno, ao se manter na categoria 5, atinja com força agravada o norte do Caribe, incluindo Jamaica e Haiti, podendo impactar outras regiões próximas ao mar conforme alerta do Centro Nacional de Furacões dos EUA.

Localizado a aproximadamente 200 km ao sul de Kingston, o governo da Jamaica relatou que 218 pessoas foram encaminhadas para abrigos por toda a ilha. Além disso, todos os 881 abrigos do país estão disponíveis para receber a população durante a passagem do furacão.

Dois dos maiores aeroportos do país, Aeroporto Internacional Norman Manley e Aeroporto Internacional Sangster em Montego Bay, foram temporariamente fechados como medida preventiva diante do avanço do furacão Melissa.

Veja Também