23.5 C
Brasília
quarta-feira, 28/01/2026

Furacão Melissa causa 29 mortes e segue para Bermudas

Brasília
céu limpo
23.5 ° C
23.5 °
23.5 °
60 %
4.1kmh
0 %
qua
28 °
qui
27 °
sex
26 °
sáb
25 °
dom
21 °

Em Brasília

O furacão Melissa causou grande destruição no norte do Caribe, após atingir a Jamaica, Cuba e o Haiti, resultando na morte de pelo menos 29 pessoas. O fenômeno climático agora está indo em direção às Bermudas, seguindo pelo oceano nesta quinta-feira (30/10).

O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC) informou que o furacão está se aproximando das Bermudas, onde as condições vão piorar rapidamente no final da tarde e durante a noite, com ventos fortes continuando pela madrugada.

Do total de mortes, 25 ocorreram no Haiti e quatro na Jamaica, segundo reportagens internacionais. A expectativa é que Melissa prossiga seu caminho antes de perder força na sexta-feira (31/10).

Jamaica

O furacão, classificado como categoria 5, atingiu a Jamaica na última terça-feira (28/10) e foi considerado o mais intenso a impactar o país. As fatalidades aconteceram devido aos ventos violentos, inundações graves e tempestades causadas pelo fenômeno.

Ministério das Relações Exteriores da França anunciou o envio de assistência humanitária para a Jamaica devido à devastação causada.

Desde quarta-feira (29/10), Cuba vem trabalhando na limpeza das ruas inundadas e cobertas de destroços. O presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, declarou que o furacão provocou “danos significativos”. Muitas partes de casas caíram, telhados de metal ficaram retorcidos pelos ventos, e a cidade está sem energia elétrica devido à queda de postes.

Esse furacão foi o mais forte a atingir áreas terrestres em nove décadas.

Veja Também