29.5 C
Brasília
domingo, 21/09/2025

Funeral de Charlie Kirk será realizado neste domingo com presença de Trump

Brasília
nuvens dispersas
29.5 ° C
30.9 °
29.5 °
33 %
5.1kmh
40 %
dom
32 °
seg
28 °
ter
29 °
qua
26 °
qui
25 °

Em Brasília

O funeral do influenciador conservador Charlie Kirk, assassinado há quase duas semanas em Utah (EUA), ocorrerá neste domingo (21/9) no estádio State Farm, localizado em Glendale, região metropolitana de Phoenix, Arizona. O evento contará com a presença do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, além de outros líderes republicanos importantes, e servirá como um teste para o serviço secreto dos EUA.

O estádio estará cheio, com um robusto esquema de segurança instalado para o funeral. O ativista pró-Trump, de 31 anos, foi morto enquanto fazia um discurso durante um debate na Universidade de Utah Valley, no dia 10 de setembro, sofrendo um tiro no pescoço.

O suspeito, Tyler Robinson, 22 anos, foi detido no dia seguinte e acusado de homicídio qualificado, podendo receber a pena de morte. O caso gerou preocupação quanto ao aumento da violência política nos Estados Unidos e desencadeou uma onda de censura contra críticos das posições de Kirk e da extrema direita.

Após o falecimento, o corpo de Kirk foi transferido de Utah para Arizona, onde residia, a bordo do Air Force 2. O traslado foi acompanhado pelo vice-presidente americano, JD Vance. Ele era conhecido por apoiar e ser aliado do governo de Trump.

Celebrando o legado de Charlie Kirk

O Turning Point USA, movimento político fundado por Kirk para engajar jovens eleitores conservadores, confirmou que o funeral será aberto ao público para homenagear a “vida notável e o legado duradouro” do influenciador.

A cerimônia começará na manhã do domingo e ocorrerá no estádio State Farm, com capacidade para 63 mil pessoas, casa do time Arizona Cardinals da NFL. O público teve que realizar inscrição prévia para acompanhar o evento e os ingressos serão entregues conforme a ordem de chegada.

Kirk morava no Arizona com sua esposa e dois filhos. O estado também abriga a sede do movimento político que ele fundou.

Personalidades confirmadas

O funeral reunirá várias figuras conservadoras de destaque no cenário nacional. O presidente Trump, que responsabilizou a esquerda radical pelo assassinato, confirmou sua presença no dia seguinte ao crime. “Quando acontecer, eu estarei presente”, disse. “Fui convidado e sinto a responsabilidade de participar”, declarou.

Trump fará um discurso durante a cerimônia, segundo o programa divulgado pelo Turning Point. O vice-presidente Vance e a viúva de Kirk, Erika, também se pronunciarão. Em sua primeira declaração pública após o ocorrido, Erika assegurou que a “importante missão” do marido continuará e que “os malfeitores não têm ideia do que desencadearam no país e no mundo”.

Além deles, o secretário de Estado americano, Marco Rubio, a chefe de gabinete da Casa Branca, Susie Wiles, e o secretário de Defesa, Pete Hegseth, são algumas das autoridades de alto nível que irão ao Arizona para prestar homenagem a Kirk.

Veja Também