Por Daniel Xavier
O projeto Saber Brasília começou recentemente, promovido pela Fundação Israel Pinheiro em parceria com a Universidade de Brasília. O Espaço Israel Pinheiro, localizado na Praça dos Três Poderes, foi reaberto para se transformar num local permanente de debates públicos sobre a história, meio ambiente e os desafios do Distrito Federal.
A primeira atividade do projeto mostrou a palestra “História ambiental do Distrito Federal e as contradições da cidade-parque”, apresentada pela pesquisadora Marina Salgado Pinto. O evento atraiu moradores, estudantes, pesquisadores e membros da sociedade interessados no desenvolvimento da capital.
Segundo Clotildes Madalena de Avelar Teixeira, gerente do Espaço Museológico da Fundação Israel Pinheiro e organizadora do Saber Brasília, a intenção é que o espaço volte a ser um lugar dedicado à reflexão e ao conhecimento, com contribuições de jovens pesquisadores reconhecidos pela academia, porém com linguagem acessível ao público.
O Saber Brasília terá quatro edições por ano e contará com especialistas para escolher pesquisadores cujos estudos estejam ligados à memória, história, meio ambiente e sustentabilidade — temas relacionados ao legado do primeiro prefeito de Brasília, Israel Pinheiro.
Produção de história pública
Cristiane de Assis Portela, professora do Departamento de História da Universidade de Brasília, destaca que o projeto vai popularizar o conhecimento sobre Brasília, integrando esse espaço cultural nobre à vida da cidade e facilitando o acesso da população a debates sobre memória, urbanismo e sustentabilidade.
Ela ainda afirma que a perspectiva ambiental é essencial para o projeto, já que, no passado, Brasília pouco considerava as questões ambientais. O objetivo é que a cidade também seja entendida por esse olhar, que tem pouca presença na historiografia atual. O plano também inclui criação de acervos documentais, exposições permanentes e ações voltadas à história pública da capital.
Legado familiar e desafios atuais
No evento, Maria Paula Pinheiro, neta de Israel Pinheiro, ressaltou que o avô já pensava em sustentabilidade mesmo diante da crise climática atual. Ele utilizava rádio para orientar agricultores sobre plantio e preservação, colocando o debate ambiental no centro da vida pública.
Maria Paula reforçou que o Saber Brasília vai ampliar a consciência ambiental entre população e gestores, divulgando essa memória e incentivando a responsabilidade política na proteção do meio ambiente. Muitas decisões ainda prejudicam ecossistemas, e o espaço está aberto para contribuir com essas discussões.
Com a criação do projeto, o Espaço Israel Pinheiro reafirma sua importância como ponto de encontro entre pesquisadores e sociedade. A programação de 2026 terá rodas de conversa, oficinas, exposições, debates sobre cidades, cerrado, mobilidade, sustentabilidade, desigualdades e memória urbana.
