Um funcionário do Departamento de Energia dos Estados Unidos foi preso nesta quinta-feira (1º/10), acusado de tentar ajudar o grupo Houthis, do Iêmen, informou o Departamento de Justiça norte-americano. O suspeito, Ashton Hamed Ellaboudy, 51 anos, morador da cidade de Richland, Washington, é acusado de buscar auxiliar os Houthis a melhorarem suas comunicações, além de comprar materiais para fabricar explosivos caseiros e peças para drones.
Segundo a denúncia, Ellaboudy tirou licença médica em dezembro de 2024 alegando exposição a um produto químico usado na produção de materiais explosivos. Em 2025, ele viajou dos EUA para Omã e depois cruzou a fronteira até o Iêmen. Ao retornar, foi questionado pela alfândega americana, mas disse que viajou a serviço do governo.
Durante as investigações do FBI, Ellaboudy manteve contato com um informante do serviço de inteligência dos EUA que se passava por membro importante dos Houthis. Nesse contato, o informante pediu ajuda para adquirir equipamentos de comunicação a serem enviados ao Iêmen. O suspeito teria oferecido consultoria e fornecido esquemas para configurar esses sistemas.
Se condenado, Ellaboudy pode cumprir até 20 anos de prisão. Desde 2014, os Houthis controlam parte do Iêmen devido à guerra civil. Recentemente, a organização avançou e passou a dominar toda a costa do país com acesso ao Mar Vermelho.
