Tempo gelado foi registrado no Gama, nesta quinta-feira (29). Segundo Instituto Nacional de Meteorologia, baixas temperaturas devem continuar nos próximos dias.
O Distrito Federal voltou a registrar baixas temperaturas nesta quinta-feira (29). Nas primeiras horas do dia, a estação meteorológica do Gama registrou 8,6°C, batendo o recorde do dia 19 de junho e caracterizando o dia mais frio do ano.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de que as baixas temperaturas se mantenham nos próximos dias, o que é característico do inverno. Além disso, a meteorologista Dayse Moraes explica que, aliado ao frio, a baixa umidade relativa do ar também faz parte do cenário da capital (veja mais abaixo).
A especialista afirma que alguns dias serão mais frios, ainda mais por causa da sensação térmica, que deve potencializar o tempo gelado quando houver mais vento. “O frio deve se manter principalmente durante a madrugada”, afirmou.
O frio foi maior no Gama, em comparação com as outras regiões da capital. Confira:
- ❄️Plano Piloto: 10°C
- ❄️Brazlândia: 13,7°C
- ❄️Águas Emendadas: 8,9°C
- ❄️Gama: 8,6°C
- ❄️Paranoá: 12,9°C
O que significam as cores dos alertas do Inmet?
Desde esta quarta-feira (28), o Distrito Federal está sob alerta de baixa umidade relativa do ar. Nesta quinta, o índice pode chegar aos 25%, segundo o Inmet.
O Inmet utiliza as cores amarelo, laranja e vermelho para classificar os tipos de alertas meteorológicos (entenda abaixo). O vermelho é o mais grave.
🟡Alerta amarelo (potencial perigo): umidade entre 30% e 20% por cinco dias seguidos
🟠Alerta laranja (perigo): umidade fica abaixo de 20% por três dias consecutivos
🔴Alerta vermelho (grande perigo): umidade abaixo de 12% por 2 dias seguidos
Cuidados necessários com a umidade baixa
💧 Mantenha uma boa hidratação e carregue sempre que possível uma garrafa com água
👃 Umedeça as narinas e os olhos com soro fisiológico
👄 Use hidratantes labiais e cremes no corpo para evitar o ressecamento da pele