22 C
Brasília
quarta-feira, 13/08/2025

Frio intenso com geadas e chuvas fortes nesta quarta

Brasília
nuvens quebradas
22 ° C
22 °
21.1 °
58 %
2.1kmh
58 %
qui
30 °
sex
29 °
sáb
29 °
dom
29 °
seg
23 °

Em Brasília

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) anunciou um alerta amarelo, indicando risco moderado, para a formação de geadas nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Nessas localidades, as temperaturas mínimas devem alcançar cerca de 3°C nesta quarta-feira (13/8). Além disso, há previsão de chuvas fortes no Norte e Nordeste do país.

As temperaturas baixas são causadas por um sistema de alta pressão vinculado a uma massa de ar polar, favorecendo a ocorrência de geadas em cidades como Campinas, no sul e sudoeste de Minas Gerais, áreas próximas a São Paulo, no Vale do Paraíba paulista e na parte sul do estado do Rio de Janeiro.

No Sul do Brasil, as regiões mais afetadas pelas geadas incluem as áreas de serra, a região metropolitana de Curitiba, além do Vale do Itajaí, oeste e norte de Santa Catarina, Grande Florianópolis, Porto Alegre e seus arredores, partes do nordeste e noroeste do Rio Grande do Sul, e zonas do sudeste e norte do Paraná.

Para o Norte e Nordeste, estão previstas chuvas fortes, com volume entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia, acompanhadas por ventos de 40 a 60 km/h. As áreas afetadas abrangem o nordeste, sudeste e oeste do estado do Pará, o arquipélago do Marajó, a região metropolitana de Belém, áreas oeste, leste, norte e centro do Maranhão, e partes do norte e sul do Amapá.

Há ainda alertas para chuvas intensas no estado de Roraima, especialmente nas regiões norte e sul, e no norte do Amazonas.

Em outras regiões, como as áreas centrais e norte de Goiás e do Distrito Federal; em Minas Gerais (incluindo Belo Horizonte, Campo das Vertentes, Vale do Jequitinhonha e regiões centrais, oeste e sul); em São Paulo (incluindo a região metropolitana de Campinas, Ribeirão Preto, Bauru, Piracicaba, Araraquara, Itapetininga e arredores da capital): além do norte, noroeste e oeste do Paraná; centro-sul, leste e Pantanal de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; Tocantins, Bahia, Maranhão, Piauí, Pará, Rondônia e sul do estado do Rio de Janeiro, permanece o alerta devido à baixa umidade do ar, que pode trazer riscos à saúde e ao meio ambiente.

Veja Também