JÉSSICA MAES
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)
Uma frente fria que está chegando na costa de São Paulo vai provocar muita chuva no estado nesta sexta-feira (2).
O céu ficará nublado, principalmente na região leste e no litoral, com chuvas que podem ser moderadas a fortes, podendo acumular bastante água, conforme alerta da Defesa Civil.
As temperaturas vão cair, mas o clima continuará abafado em todas as áreas, segundo o órgão.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) lançou um alerta laranja, indicando risco de tempestades para quase todo o estado, exceto a parte mais ao sul do litoral. Espera-se entre 50 a 100 milímetros de chuva, ventos fortes de pelo menos 60 km/h e possibilidade de queda de granizo, especialmente na região nordeste do estado.
Essas condições aumentam o risco de falta de energia, enchentes, deslizamentos de terra, quedas de árvores e bloqueios nas vias, principalmente em locais mais vulneráveis, alerta a Defesa Civil.
A frente fria deve se intensificar no final de semana, combinando com calor e umidade para causar mais tempestades, o que pede maior cuidado da população e dos órgãos de segurança.
Na capital São Paulo, o dia deve ser de sol com algumas nuvens e clima abafado, com temperaturas entre 22°C e 29°C, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da prefeitura. À tarde, estão previstas pancadas de chuva com raios e ventos fortes, que podem continuar durante a noite.
Na quinta-feira (31), a Defesa Civil já havia alertado para o aumento do risco de chuvas fortes no estado até o dia 4.
No primeiro dia do ano, várias cidades sofreram fortes pancadas de chuva acompanhadas de vento e raios. As regiões do Vale do Ribeira e do Vale do Paraíba tiveram chuva continua durante a tarde.

