Uma nova frente fria está se aproximando e deve provocar chuvas na região Sul do Brasil nesta quinta-feira (4/9). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a maior concentração de precipitação deve atingir primeiramente o Rio Grande do Sul durante a madrugada e manhã, avançando para o leste de Santa Catarina e partes do Paraná ao longo do dia.
Inmet emitiu alertas meteorológicos de perigo devido a tempestades e queda de temperatura na região. Também há avisos para ocorrência de raios, ventos fortes e possível granizo.
Em Porto Alegre (RS), a temperatura terá queda, com mínima prevista de 11 °C e máxima de até 21 °C. Nos demais estados, as temperaturas devem continuar nos níveis recentes.
Chuvas no Nordeste
No litoral nordestino, ventos marítimos devem manter o tempo fechado entre o sul da Bahia e o sul do Rio Grande do Norte, próximo à divisa com a Paraíba. Salvador e o Recôncavo Baiano devem registrar volume maior de precipitação, com alertas de acúmulo de chuva.
Clima no Norte
Estados como Ceará, Piauí e Maranhão terão tempo estável e temperaturas máximas variando entre 30 °C em Fortaleza (CE) e 37 °C em Teresina (PI).
No Norte, há previsão de chuva no centro e leste do Amazonas e em toda extensão de Roraima, enquanto nos demais estados o tempo permanece firme, apesar do aumento de nuvens. Palmas deve registrar o dia mais quente, com 37 °C, seguida por Belém (PA), Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC), todas com temperatura máxima de 34 °C.
Sul e Sudeste
Na região Sul, alertas de perigo para tempestades continuam valendo. No Sudeste, as chuvas devem cessar e o tempo se manterá estável, com aumento das temperaturas principalmente em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro devido a ventos quentes e secos do interior do país. No Espírito Santo, ainda haverá influência dos ventos marítimos, mantendo céu mais nublado e temperaturas amenas.
Centro-Oeste
A região Centro-Oeste terá dias de sol e tempo seco. Mato Grosso (MT) e Mato Grosso do Sul (MS) estão sob alerta de tempestades, enquanto Goiás (GO) e Distrito Federal (DF) terão tempo firme, com manhãs frias e tardes quentes.
Orientações do Inmet
O Instituto Nacional de Meteorologia recomenda à população cuidados para evitar riscos durante o mau tempo:
- Desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia;
- Monitorar qualquer alteração nas encostas;
- Permanecer em locais abrigados e evitar se proteger sob árvores em caso de rajadas de vento, devido a riscos de quedas e descargas elétricas;
- Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda;
- Proteger pertences da água usando sacos plásticos em situações de enchentes ou similares;
- Buscar informações atualizadas junto à Defesa Civil e Corpo de Bombeiros pelos telefones 199 e 193, respectivamente.