A quarta-feira (11/2) terá clima instável na maior parte do Brasil, com a chegada de uma frente fria na Região Sul e áreas de instabilidade devido ao calor e à Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) em outras partes do país. O dia terá momentos de sol forte e chuvas fortes.
Sul: frente fria traz chuva e vento forte
No Sul, uma nova frente fria muda o clima, iniciando a manhã com sol e calor, mas depois trazendo chuva moderada a forte no sudoeste, oeste, sul e Campanha do Rio Grande do Sul, com trovões. Durante o dia, os temporais se espalham, especialmente na faixa sul, áreas da Serra e litoral. Santa Catarina e Paraná também podem ter chuvas fortes. Ventos podem chegar a 70 km/h no oeste gaúcho.
Em Porto Alegre, o sol predomina pela manhã, mas a chuva aumenta à tarde, com temperatura máxima de 37 °C. Curitiba pode ter nevoeiro de madrugada, sol com nuvens e chuva à tarde, com máxima de 31 °C.
Sudeste: chuvas aumentam à tarde
No Sudeste, a desorganização da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) mantém o tempo instável, com chuva no norte, nordeste e leste de São Paulo, sul do Rio de Janeiro e grande parte de Minas Gerais. As pancadas de chuva crescem em Minas Gerais e São Paulo durante o dia, com chance de tempestades em várias áreas. Rio de Janeiro e Espírito Santo também têm previsão de chuva forte, inclusive temporais em algumas regiões. Temperaturas ficam mais amenas em parte da região, mas calor aumenta no oeste e sul de São Paulo, Rio de Janeiro, nordeste mineiro e Espírito Santo. Ventos fortes são esperados em pontos de São Paulo, Minas Gerais, Rio e Espírito Santo.
Na capital paulista, chove desde cedo e a temperatura máxima é de 28 °C. No Rio de Janeiro, tempo com sol e pancadas moderadas a fortes, máxima de 33 °C. Belo Horizonte deve ter chuva constante, risco de temporais e temperatura máxima de 27 °C.
Centro-Oeste: calor traz pancadas isoladas
Na região Centro-Oeste, calor e umidade permitem pancadas de chuva, mesmo com ZCAS desorganizada. Chuva fraca a moderada ocorre desde cedo em Goiás e Mato Grosso, sendo mais intensa neste último. À tarde, a instabilidade aumenta, com chance de temporais isolados em vários pontos do Centro-Oeste. Temperaturas são altas e ventos fortes são esperados em algumas áreas. Campo Grande deve registrar máxima de 30 °C, com chuva passageira à tarde. Cuiabá terá máxima de 29 °C com chuva ao longo do dia e à noite.
Nordeste: instabilidade no interior e litoral
No Nordeste, as chuvas mais fortes atingem o oeste e interior da Bahia, metade sul do Piauí e grande parte do Maranhão. A ZCIT mantém instabilidade no litoral norte. À tarde, as chuvas aumentam no Maranhão, Piauí, Ceará, oeste da Bahia, norte do Rio Grande do Norte e oeste de Pernambuco, com risco de temporais em algumas regiões. Entre Paraíba, Sergipe e Alagoas, as chuvas são moderadas a fortes. Nas outras áreas, o tempo permanece firme e quente. A umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 30% no norte e interior da Bahia. Ventos podem atingir até 50 km/h em partes do litoral e no leste da região.
Norte: temporais continuam por causa da ZCIT
A Região Norte segue com forte influência da ZCIT, com chuva intensa desde cedo em grandes áreas do Amazonas, Pará, Tocantins, Rondônia e Amapá. As instabilidades aumentam durante o dia, com chance de temporais em várias zonas, incluindo Rondônia, Tocantins, leste do Pará, oeste do Acre e Amazonas, sul do Amazonas e norte do Amapá. No sul de Roraima, pode ocorrer chuva isolada, enquanto o restante do estado terá sol, clima abafado e menor umidade no norte.
