Nesta quinta-feira (16), durante a visita de líderes europeus a Kiev, a chancelaria francesa disse que Paris espera uma vitória militar ucraniana contra Moscou sob a qual se restabeleça a integridade territorial do país, incluindo a Crimeia, que se reunificou à Rússia em 2014, segundo a Reuters.
“Somos por uma vitória integral com a restauração da integridade territorial em todos os territórios conquistados pelos russos, incluindo a Crimeia”, disse a autoridade.
Ao mesmo tempo, a fonte diplomática afirmou que terminada a operação russa, serão necessários diálogos para determinar o tipo de garantias de segurança para a Ucrânia e a relação entre o país e a OTAN para “saber como construiremos uma paz duradoura […]. O que está em jogo é a segurança de todos nós”.
Entretanto, a autoridade declarou que uma “vitória militar ucraniana deve ser definida por [Vladimir] Zelensky”.
Pela primeira vez, desde o início da operação militar especial russa na Ucrânia, líderes das principais potências europeias se reuniram com o presidente ucraniano em Kiev para demonstrar seu apoio ao país.
A visita contou com a presença do chanceler alemão, Olaf Scholz, do primeiro-ministro italiano, Mario Draghi e do presidente francês, Emmnauel Macron.