21.5 C
Brasília
terça-feira, 02/09/2025

França quer prisão do ex-presidente Bashar al-Assad

Brasília
céu limpo
21.5 ° C
21.5 °
18.7 °
43 %
4.1kmh
0 %
qua
26 °
qui
27 °
sex
29 °
sáb
31 °
dom
24 °

Em Brasília

A Justiça francesa publicou um mandado de prisão contra o ex-presidente da Síria, Bashar al-Assad, em ligação com a morte de dois jornalistas durante o conflito civil sírio. A notícia foi confirmada por advogados da Federação Internacional de Direitos Humanos (FIDH).

Além do ex-presidente sírio, que comandou o país durante quase 25 anos de forma autoritária, seis outros membros do antigo governo também tiveram pedidos de prisão emitidos contra eles.

O grupo é acusado de estar envolvido na morte dos jornalistas Marie Colvin, dos Estados Unidos, e Rémi Ochlik, da França, após um bombardeio na cidade de Homs em fevereiro de 2012. Naquele período, um centro de imprensa informal, onde os dois trabalhavam, foi alvo das forças leais a Bashar al-Assad.

As autoridades francesas investigam o caso sob as possíveis acusações de crimes contra a humanidade e crimes de guerra.

Desde o final de 2024, não há informações claras sobre o paradeiro de Bashar al-Assad. Após seu governo ter sido derrubado pelos rebeldes, ele e sua família teriam fugido para a Rússia com o auxílio do presidente Vladimir Putin. No entanto, Assad ainda não fez aparições públicas desde então.

Veja Também