24.5 C
Brasília
sábado, 14/03/2026




França mantém reforma da Previdência, mas faz concessões

Brasília
nuvens quebradas
24.5 ° C
26.1 °
24.5 °
69 %
4.1kmh
75 %
sáb
27 °
dom
23 °
seg
26 °
ter
25 °
qua
26 °

Em Brasília

A reforma não será aplicada aos franceses nascidos antes de 1975, segundo afirmou o primeiro-ministro Edouard Philippe

Emmanuel Macron: governo do presidente ofereceu algumas concessões aos manifestantes (Dan Kitwood / Equipe/Getty Images)

O governo francês anunciou nesta quarta-feira (11), que manterá sua controversa reforma da Previdência, apesar de sete dias de greve nos transportes públicos e dois dias de protestos nacionais, mas ofereceu algumas concessões aos manifestantes.

A reforma não será aplicada aos franceses nascidos antes de 1975, segundo afirmou o primeiro-ministro Edouard Philippe, em um discurso muito esperado no qual revelou o conteúdo integral da reforma, prometida pelo presidente Emmanuel Macron durante a campanha presidencial.

O premiê afirmou ainda que as garantias que o governo francês deu nesta quarta sobre a reforma previdenciária justificam o fim da greve e as manifestações que abalam o país há uma semana.

“Parece-me que as garantias que demos aos setores mais preocupados da população justificam a retomada do diálogo e que a greve que penaliza milhões de franceses seja interrompida”, afirmou Philippe em seu discurso.

 




Veja Também