17.5 C
Brasília
quinta-feira, 04/09/2025

Fotógrafa palestina homenageada em mostra após morte em Gaza

Brasília
céu limpo
17.5 ° C
18.9 °
17.5 °
69 %
5.1kmh
0 %
qui
25 °
sex
29 °
sáb
31 °
dom
32 °
seg
31 °

Em Brasília

O Festival Visa Pour l’Image, realizado em Perpignan, no sul da França, dedica uma exposição à fotógrafa palestina Fatma Hassona, que foi morta em 16 de abril de 2024, aos 24 anos, durante ataques no norte da Faixa de Gaza.

Intitulada “Os Olhos de Gaza”, a exposição com as fotos de Fatma Hassona fica em cartaz no Convento des Minimes, até 14 de setembro. O evento é um dos principais encontros do fotojornalismo mundial.

Em maio, na abertura do Festival de Cinema de Cannes, a atriz francesa Juliette Binoche, presidente do júri da Palma de Ouro, prestou homenagem a Fatma. “Ela deveria estar aqui conosco”, afirmou Binoche. Fatma Hassona foi a protagonista do documentário “Put Your Soul on Your Hand and Walk”, dirigido pela franco-iraniana Sepideh Farsi, em competição na mostra paralela ACID do festival.

A cineasta Sepideh Farsi explicou que a motivação para o filme foi entender o que os palestinos sentiam sob os bombardeios e como sobreviviam, já que suas vozes eram pouco representadas na mídia. Após tentativas frustradas de entrar em Gaza, a diretora se conectou com Fatma Hassona no Cairo e iniciou uma parceria que resultou em uma obra feita a distância, com conversas por vídeo e registros visuais da realidade na região.

No filme, Fatma mostra um olhar resistente, cheio de otimismo, mesmo diante da destruição ao seu redor, afirmando que quer permanecer em Gaza para reconstruir.

Infelizmente, Fatma Hassona e familiares foram mortos em mais um ataque durante a madrugada, um dia após ser comunicado que o filme seria exibido em Cannes.

Formada em fotografia e comunicação audiovisual pela Universidade de Gaza, Fatma já fotografava a vida local antes da guerra e voltou a registrar o cotidiano sob ataques em dezembro de 2023, depois de uma pausa por precaução. Seu trabalho era marcado pela força e resiliência diante da tragédia.

A mãe de Fatma, única sobrevivente da família, pediu à diretora que continuasse mostrando as fotos e a história de sua filha para o mundo, dando voz a quem sofre na região.

No Festival Visa Pour l’Image, o trabalho de Fatma Hassona está ao lado dos grandes nomes do fotojornalismo que registram os impactos constantes do conflito nos habitantes da Faixa de Gaza.

O filme “Put Your Soul on Your Hand and Walk” é uma produção conjunta da França, Irã e Palestina, já distribuída em vários países, inclusive no Brasil.

Veja Também