O Salão Nobre do Palácio do Buriti recebeu, nesta quarta-feira (12), o 1º Fórum de Subsecretários de Administração Geral do Distrito Federal, promovido pela Casa Civil do GDF. O evento, organizado pela Subsecretaria de Administração Geral, reuniu gestores para discutir estratégias de melhoria na gestão administrativa e fortalecer a integração entre as diferentes áreas do governo.
O objetivo principal é aprimorar a gestão pública e aumentar o alinhamento entre as áreas responsáveis pela execução orçamentária, financeira e administrativa do GDF. Participaram subsecretários de Administração Geral da Administração Direta do DF e representantes da Secretaria de Economia.
“Esse encontro irá nos aproximar dos mecanismos de controle, de fortalecimento da gestão orçamentária, administrativa e do planejamento” Marcelo Nascimento, assessor especial do Gabinete da Casa Civil
“O fórum tem como propósito consolidar boas práticas, ampliar a governança e oferecer subsídios técnicos essenciais para o trabalho dos ordenadores de despesa. Sem dúvida, esse encontro irá nos aproximar dos mecanismos de controle, de fortalecimento da gestão orçamentária, administrativa e do planejamento”, destacou o assessor especial do Gabinete da Casa Civil do DF, Marcelo Nascimento.
A programação incluiu apresentações e debates sobre temas importantes para os servidores responsáveis pelas despesas. Nesta primeira edição, os temas abordados foram “Condutas Vedadas aos Agentes Públicos durante Período Eleitoral” e “Relato de Gestão Integrado e Relatório de Balanço”.
Fernando Nascimento Barbosa, coordenador-geral de Governança, Planejamento e Estrutura Regimental da Secretaria Executiva do Ministério da Fazenda, compartilhou sua experiência em sua atuação no Governo Federal.
“O objetivo do fórum é desenvolver o trabalho da Subsecretaria de Administração, que não é uma tarefa simples”, concluiu o subsecretário de Administração Geral da Casa Civil, José Eduardo Couto Ribeiro.
A segunda edição do Fórum está prevista para o primeiro quadrimestre de 2026. A expectativa é que o evento mantenha o foco da primeira edição: promover a discussão de assuntos relevantes para os ordenadores de despesa e para o constante aprimoramento da gestão administrativa do GDF.
