25.5 C
Brasília
segunda-feira, 19/01/2026

Fórum Econômico Mundial começa em Davos com ministra do Brasil

Brasília
nuvens quebradas
25.5 ° C
25.6 °
25.5 °
61 %
6.2kmh
75 %
seg
25 °
ter
23 °
qua
19 °
qui
23 °
sex
22 °

Em Brasília

O Fórum Econômico Mundial teve início nesta segunda-feira (19), na cidade de Davos, na Suíça, reunindo líderes políticos e empresários de mais de 130 países. Este encontro, que acontece há 55 anos, discute desafios importantes para o mundo, e o tema deste ano é ‘Um Espírito de Diálogo’, destacando a colaboração entre governos, empresas e organizações. O evento vai até o dia 23, com a participação de mais de 3 mil delegados, incluindo 64 chefes de Estado e de governo.

A representante brasileira no fórum é a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck. Ela vai participar de vários debates, entre eles uma reunião do Global Digital Collaboration (GDC), que reúne governos, sociedade civil, órgãos internacionais e empresas para buscar soluções digitais. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que participou das edições anteriores, não estará presente em Davos este ano.

Durante as discussões, foi divulgado um relatório da Oxfam Brasil que chama atenção para a concentração de riqueza. Segundo o estudo, a fortuna dos bilionários cresceu mais de 16% em 2025, chegando a US$ 18,3 trilhões, o maior valor já registrado. Esse aumento é três vezes mais rápido do que a média dos últimos cinco anos, com um crescimento de 81% desde 2020.

O relatório mostra um contraste com a realidade de pobreza no mundo: uma em cada quatro pessoas não tem acesso regular a alimentos suficientes e quase metade da população mundial vive em condições de pobreza. De acordo com a Oxfam, o aumento coletivo de US$ 2,5 trilhões na riqueza dos bilionários entre 2024 e 2025 poderia eliminar a pobreza extrema 26 vezes.

*Com informações da Agência Brasil

Veja Também