O clima frio e chuvoso típico da Escócia não impediu uma alegre celebração que finalizou o programa de intercâmbio Pontes para o Mundo, promovido pela Secretaria de Educação (SEEDF). Após passarem pelo País de Gales e Inglaterra, os participantes brasiliense assistiram à cerimônia de formatura em duas instituições de ensino nas cidades de Glasgow e Edimburgo.
Em 26 de outubro, 24 estudantes do City of Glasgow College e do Edinburgh College International receberam seus diplomas, entregues pela secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá. Emocionada, ela expressou o misto de tristeza e alegria ao ver o encerramento do ciclo, ressaltando a evolução dos alunos da rede pública.
“Que essa experiência os motive a buscar novos desafios e a perceber que o mundo é muito maior e mais acolhedor do que imaginavam”, declarou. “Parabéns a todos. Que essa seja apenas a primeira etapa de uma vida cheia de oportunidades, coragem e propósito.”
Os estudantes do DF foram os primeiros brasileiros a estudar no City of Glasgow College, onde deixaram ótima impressão. O vice-diretor da instituição, Roy Gardner, comentou de forma descontraída sobre as dificuldades de entender o inglês com sotaque local, parabenizando-os pelo empenho.
O gerente de Negócios Internacionais do Edinburgh College International, Scott Torrance, destacou a energia e o bom humor dos brasileiros que, segundo ele, animaram o campus logo após chegarem.
Visita guiada e famílias anfitriãs
A cerimônia iniciou com um tour pelo City of Glasgow College, conduzido pelos próprios estudantes que passaram três meses na escola. A delegação brasiliense se encantou com as instalações, incluindo salas especializadas, como uma para treinamento de comissários de bordo.
A festa contou com apresentações tradicionais, como a gaita de foles, e jantar com comidas típicas escocesas. Alguns alunos puderam estar acompanhados por familiares anfitriões, como Gustavo Reis da Rocha, de 16 anos, que foi acompanhado por Margareth Craig, senhora de 70 anos que o recebeu em Glasgow.
Gustavo compartilhou sua experiência, destacando a convivência agradável e os passeios feitos com Margareth, além de sua surpresa positiva com a atividade dela e o quanto sentirá falta.
Sobre o programa Pontes para o Mundo
O Pontes para o Mundo é uma iniciativa da SEEDF que proporciona aos estudantes da rede pública do DF uma vivência internacional por meio de intercâmbio educacional. A primeira edição, realizada entre setembro e dezembro, contou com alunos em oito instituições no Reino Unido, localizadas na Inglaterra, País de Gales e Escócia.
Para o próximo ano, haverá aumento no número de vagas e a expectativa é a expansão do programa para outros países. Além disso, a SEEDF vai propor à Câmara Legislativa do Distrito Federal a criação de um projeto de lei para tornar o Pontes para o Mundo um programa permanente.
Informações da Secretaria de Educação

