As cidades de Coari e Barcelos, localizadas no Amazonas, receberão policiais da Força Nacional de Segurança Pública por ao menos 90 dias para ajudar no combate ao crime organizado.
A decisão foi publicada no Diário Oficial da União na quarta-feira (18) e assinada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Wellington César Lima e Silva. Os agentes da Força Nacional irão focar principalmente no combate ao tráfico de drogas e na prevenção de crimes contra o meio ambiente.
Coari fica perto do rio Solimões e Barcelos está às margens do Rio Negro, ambos acessados principalmente por via fluvial.
A portaria não informa a data exata da chegada dos agentes nem o número de profissionais. Segundo a publicação, a quantidade será definida conforme o planejamento da Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública, vinculada à Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Esta iniciativa faz parte do Plano Amazônia: Segurança e Soberania, que tem por objetivo desenvolver ações de segurança adaptadas às necessidades dos estados da Amazônia Legal, especialmente para diminuir os crimes ambientais.
Com informações da Agência Brasil

