O deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), atualmente foragido da Justiça do Brasil, criticou duramente o ministro Alexandre de Moraes nesta quinta-feira (11/12). Ramagem chamou Moraes de “rei do Brasil” e “descontrolado” em uma publicação no X (antigo Twitter), após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que resultou na cassação do mandato da deputada Carla Zambelli (PL-SP).
Na postagem, Ramagem afirmou: “O rei do Brasil, o descontrolado, sem o devido respeito ao Congresso. Sempre aumenta a aposta, e o Congresso acaba cedendo. A Câmara, cumprindo a Constituição com votos em plenário, aceitará esse abuso de poder tão arrogante? Já deveriam ter encaminhado o pedido de impeachment, que já possui assinaturas suficientes. É hora da liderança das casas deixar de ser subserviente.”
Na mesma madrugada, o plenário discutiu a cassação de Zambelli. Apesar de 227 deputados terem votado a favor da perda do mandato, eram necessários 257 para que a cassação fosse aprovada, o que resultou no arquivamento da proposta. Porém, a decisão do ministro Moraes anulou esse resultado e determinou a saída imediata da deputada.
Carla Zambelli foi condenada pela Primeira Turma do STF a uma pena de 10 anos de prisão por invadir, junto com um hacker, sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Atualmente, ela está presa na Itália após fugir do Brasil. Devido à detenção, Zambelli não pode votar nem exercer completamente seu mandato, mas permanecia no cargo por decisão dos próprios parlamentares até a intervenção do ministro.
