19.5 C
Brasília
terça-feira, 06/01/2026

Folia de Reis reforça cultura no Museu Vassouras

Brasília
chuvisco fraco
19.5 ° C
19.5 °
18.4 °
94 %
3.6kmh
100 %
ter
20 °
qua
21 °
qui
25 °
sex
27 °
sáb
25 °

Em Brasília

A Folia de Reis está de volta ao Museu Vassouras, no Rio de Janeiro, com muita celebração e tradição, de hoje até amanhã (4).

O evento traz duas jornadas de folia, atividades educativas e uma roda de poesias, mostrando a importância da cultura popular para a identidade do Vale do Café.

Catarina Duncan, diretora artística do Museu, destaca que receber a Folia de Reis no espaço é um ato simbólico. “Aqui valorizamos a fé, a cultura do Vale do Café e as pessoas que mantêm essa linda tradição viva. Veremos duas folias da região, além de ter atividades educativas e uma roda de poesia e rima”.

Programação

Hoje, sábado (3), a partir das 16h, ocorre o cortejo da Jornada Jardim do Éden, liderada pela mestra Rita de Cássia. O grupo caminha pelo museu com seus cantos tradicionais, violas, pandeiros e a bandeira que representa a jornada. Às 17h, a Jornada Descendentes de Davi continua o cortejo com os mestres Tiago Meirelles e Lelê, fortalecendo a união e a tradição entre diferentes gerações.

No domingo (4), das 10h às 12h, o setor educativo do museu promove a Oficina de Bandeiras de Folia. Aberta a todos os visitantes, a oficina incentiva a criação coletiva usando materiais variados, conectando o trabalho manual às memórias do Vale do Café, já que a bandeira traz símbolos religiosos e histórias locais.

O evento termina às 16h com a Roda de Poesias dos Soldados da Divina Irmandade do Oriente. Neste momento, a poesia, a música e a expressão se unem, ressaltando a transmissão oral e o sentido comunitário da folia.

Valorização da Cultura

A organização do encontro afirma que, ao juntar cortejos, atividades educativas e poesia, o Museu Vassouras mostra seu papel como um espaço vivo para escutar e difundir culturas. Isso fortalece o vínculo com as comunidades locais e reconhece a importância das manifestações populares que contam a história da cidade e da região do interior do Rio de Janeiro.

Pandro Nobã, artista, também participa com uma visita especial às obras Ao longe e Céu na Terra, parte da exposição Chegança, que conecta arte contemporânea e tradição.

Detalhes do Evento

Museu Vassouras – Vassouras

Sábado | 3 de janeiro
16h – Jornada Jardim do Éden, com a mestra Rita de Cássia
17h – Jornada Descendentes de Davi, com os mestres Tiago Meirelles e Lelê

Domingo | 4 de janeiro
10h às 12h – Oficina de Bandeiras de Folia pelo setor educativo do museu
16h – Roda de poesias dos Soldados da Divina Irmandade do Oriente

*Informações da Agência Brasil

Veja Também