23.6 C
Brasília
segunda-feira, 01/09/2025

Flotilha rumo a Gaza com Greta e ativista brasiliense retorna a Barcelona

Brasília
céu limpo
23.6 ° C
26.5 °
23.5 °
47 %
6.2kmh
0 %
seg
29 °
ter
27 °
qua
27 °
qui
29 °
sex
30 °

Em Brasília

A tentativa da coalizão Global Sumud Flotilla de levar ajuda humanitária a Gaza foi interrompida nesta segunda-feira (1º/9) devido ao mau tempo. A flotilha, que havia partido de Barcelona no domingo (31/8), precisou voltar após uma tempestade no mar Mediterrâneo.

O ativista Thiago Ávila, de Brasília, e a ativista e ambientalista sueca Greta Thunberg fazem parte da expedição. Nas redes sociais, a coalizão informou que, devido às condições meteorológicas desfavoráveis, foi realizado um teste e, em seguida, a embarcação retornou ao porto, onde ficará até que a tempestade cesse. “Foi necessário adiar a partida para evitar riscos relacionados às embarcações menores.”

“Tomamos essa decisão para garantir a segurança e o bem-estar de todos os participantes e para proteger o sucesso da nossa missão”, acrescentou a coalizão. Conforme o comunicado, as rajadas de vento ultrapassavam 55 quilômetros por hora.

A chegada a Gaza estava prevista para 13 de setembro. O plano inicial incluía passar por mais três locais no mar Mediterrâneo, entre eles a Tunísia, onde outras embarcações se juntariam ao grupo. No total, eram cerca de 80 barcos de 44 países, com aproximadamente 700 pessoas.

Segunda tentativa

A primeira investida de Thiago Ávila e Greta Thunberg para alcançar a Faixa de Gaza foi em junho de 2025, como parte da Flotilha da Liberdade de Gaza. A expedição iniciou-se em Catânia, na Sicília, no dia 1º de junho, e foi interceptada pela Força de Defesa de Israel em águas internacionais no dia 8 do mesmo mês.

Estavam a bordo 12 ativistas de diversas nacionalidades, incluindo Ávila e Thunberg, com a missão de entregar ajuda humanitária à população palestina. Após a interceptação, os ativistas foram detidos, e Thiago Ávila iniciou uma greve de fome em protesto. Ele foi liberado em 12 de junho e deportado para o Brasil.

Greta foi transferida para a França e depois retornou para a Suécia.

Veja Também