Apesar da prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a vigília programada para este sábado (22/11), organizada pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), está mantida.
Flávio convocou o evento pelas redes sociais e, em uma transmissão ao vivo, reiterou o convite para que os apoiadores se dirijam até a frente do condomínio do ex-presidente.
“Neste momento difícil e delicado para a democracia, peço que todos mantenham a calma e evitem ações precipitas, como ir até a sede da Polícia Federal. Quem puder, participe da vigília hoje, às 19h, para buscarmos força em Deus”, publicou Flávio em suas redes.
A vigília é mencionada na decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes ao ordenar a prisão preventiva de Bolsonaro. O pedido da Polícia Federal destaca que a concentração de pessoas poderia colocar em risco os agentes e o próprio ex-presidente, caso ocorra uma tentativa de fuga.
O documento também aponta que Flávio Bolsonaro incentiva seguidores a se aproximar da residência de Bolsonaro e ressalta que o senador utiliza táticas semelhantes às de grupos que tentaram o golpe de Estado em 2022, usando milícias digitais para espalhar mensagens contra as instituições.
Alexandre de Moraes estabeleceu um prazo de 24 horas para que a defesa de Bolsonaro explique a tentativa de violação da tornozeleira eletrônica, que ele usa desde 18 de julho, poucos dias após sua prisão domiciliar ser decretada pelo ministro.
Depois disso, a Procuradoria-Geral da República (PGR) também deve se manifestar dentro do mesmo prazo.
