O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) declarou neste sábado (20/9) que “apenas alguns poucos milionários que recebem fundos da Rouanet, e ficam com muito dinheiro, desejam que milhares de artistas que não são beneficiados por esse recurso participem de uma manifestação contra a anistia”, afirmou em uma publicação nas redes sociais.
A declaração do senador é uma crítica às manifestações contra o Projeto de Lei (PL) da Anistia e a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Blindagem, que estão em discussão no Congresso Nacional. Os protestos ocorrerão nas principais capitais do Brasil.
No Rio de Janeiro (RJ), o evento contará com apresentações de diversos artistas, como Gilberto Gil, Caetano Veloso e Chico Buarque.
“Será que haverá algum ato socialista para redistribuir riqueza, ou isso é apenas teoria?”, ironizou o senador.
Nas redes sociais, Caetano Veloso já havia se pronunciado contra as medidas propostas pela oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Precisamos ir às ruas, em frente ao Congresso, como já fizemos antes, para reafirmar que não aceitamos isso como povo e como nação. Não aceitaremos!”, escreveu.
O PL da Anistia prevê o perdão para os crimes cometidos por manifestantes no dia 8 de janeiro de 2023, o que beneficiaria o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado por tentativa de golpe. A PEC da Blindagem exige que qualquer investigação contra parlamentares tenha aprovação prévia do Congresso Nacional.