25.5 C
Brasília
sexta-feira, 05/12/2025

Flávio Bolsonaro anuncia candidatura para presidente em 2026

Brasília
nuvens quebradas
25.5 ° C
25.5 °
23.4 °
61 %
3.6kmh
75 %
sex
24 °
sáb
22 °
dom
22 °
seg
22 °
ter
20 °

Em Brasília

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) confirmou nesta sexta-feira, 5 de dezembro de 2025, que foi indicado por seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), para ser o candidato do PL à Presidência da República nas eleições de 2026. A declaração foi feita após revelação feita pela coluna de Paulo Cappelli, do Metrópoles, que indicou que o ex-presidente, atualmente detido na Polícia Federal em Brasília, comunicou sua decisão a aliados próximos.

Em uma publicação nas redes sociais, Flávio declarou estar honrado com a missão e destacou a importância de seu pai como uma grande liderança política e moral no Brasil.

“Confirmo a decisão de receber a missão de dar continuidade ao nosso projeto de nação”, declarou o senador em sua postagem.

Flávio Bolsonaro adotou um tom crítico ao atual governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e reforçou um discurso com forte cunho religioso, que é base de seu apoio político. “Não vou ficar inerte enquanto assisto a esperança das famílias desaparecer e nossa democracia enfraquecer”, escreveu. Ele afirmou ter fé em Deus para superar os desafios e guiar sua trajetória.

Essa decisão provoca uma reorganização na ala da direita política. Michelle Bolsonaro deve concorrer ao Senado pelo Distrito Federal, enquanto o vice de Flávio virá de um partido de centro. Na oposição, membros do PT querem a repetição da chapa formada por Lula e Alckmin. Conforme notícias, Tarcísio de Freitas foi informado pessoalmente sobre a candidatura durante encontros com Flávio em São Paulo.

Apesar das divisões na direita política causadas por esta decisão, a candidatura de Flávio Bolsonaro é vista como estratégica dentro do grupo familiar. Com Jair Bolsonaro afastado da disputa, o senador é considerado mais moderado e com maior habilidade para o diálogo político, contando também com o apoio de importantes nomes como Tarcísio de Freitas e o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro. A expectativa é que ele intensifique viagens e adote uma agenda pré-eleitoral para ampliar sua influência nacional.

Veja Também