Rio de Janeiro — O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) declarou neste domingo (7/9) que o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal (STF) é a real conspiração golpista.
A afirmação do filho 01 de Bolsonaro foi feita durante uma manifestação a favor da anistia em Copacabana, na cidade do Rio de Janeiro. No dia 7 de Setembro, simpatizantes do ex-presidente buscam pressionar o andamento da pauta no Congresso Nacional.
Bolsonaro é um dos oito acusados que estão sendo julgados desde a semana passada pela Primeira Turma do STF por suposta tentativa de golpe de Estado e de eliminação do Estado Democrático de Direito.
Quatro sessões do julgamento foram agendadas para a semana entre terça-feira (9/7) e sexta-feira (12/9). Espera-se que os ministros do STF finalizem a análise do processo no último dia.
Flávio cobra compromisso de Alcolumbre
Questionado pela imprensa, Flávio disse aguardar que o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), coloque em pauta a votação da anistia, conforme prometido durante sua eleição para o cargo.
O senador afirmou que Alcolumbre teria se comprometido a pautar o perdão para os envolvidos nos atos antidemocráticos do dia 8 de janeiro. Flávio reforçou que espera que o presidente do Senado “respeite sua palavra”, argumentando que “não há anistia sem o envolvimento de Bolsonaro”.
Defesa de Alexandre Ramagem
Também presente em Copacabana, o ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) Alexandre Ramagem defendeu o ex-presidente, destacando os avanços obtidos no governo Bolsonaro nas áreas da economia e segurança pública.
Ramagem afirmou que “o sistema se voltou contra todos nós.” Ele prosseguiu dizendo: “Começaram a nos perseguir, a tentar nos silenciar, a nos censurar, a nos processar e a buscar nossa prisão. Estamos vivendo momentos difíceis, dominados pelas trevas, enquanto nós representamos a verdade e a luz.”