A primavera, que começou no final de setembro, é a época em que algumas árvores coloridas, como os flamboyants, florescem e se destacam com suas cores vermelha, laranja e amarela, contrastando com o cenário seco e marrom de Brasília. Essas flores aparecem entre outubro e dezembro, e os moradores da capital já podem apreciar sua beleza em vários locais.
Essas árvores possuem uma copa que se parece com um guarda-chuva grande e resistente, podendo atingir até 13 metros de altura. Embora sejam comuns no Brasil, os flamboyants são originários da ilha de Madagascar, na África, e foram trazidos para o país no século XIX, adaptando-se bem ao clima local.
A manutenção das árvores é feita pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). Segundo o assessor Tiago Alencar de Araújo, o nome flamboyant vem do francês e significa “flamejar”, devido às cores vibrantes das flores.
Tiago comenta que essa árvore é muito apreciada por sua florada intensa. Por ser uma planta com raízes fortes e madeira menos dura, a Novacap recomenda que sejam plantadas longe de calçadas e postes, além de serem necessárias podas regulares e cuidados constantes.
As flores normalmente surgem de outubro até o fim do verão, mas podem ocorrer florações duas vezes por ano, caso haja chuvas fora da época. Os flamboyants crescem rápido, e levam de três a seis anos para florescer pela primeira vez. A Novacap calcula que existem cerca de 100 mil flamboyants no Distrito Federal.
Na Asa Norte, a aposentada Risalva Carneiro Ferreira, de 74 anos, observa dois flamboyants grandes próximos de sua casa: um com flores alaranjadas e outro amarelo, que é mais raro na região. Risalva diz que, quando florescem, as árvores ficam carregadas, com folhas verdinhas depois da chuva e muitas flores durante a seca. Ela destaca que também é importante o sombreamento que as árvores proporcionam nos dias de muito calor.
Informações obtidas junto à Novacap.