Na terça-feira (3), em homenagem ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) realizou em Taguatinga uma operação especial chamada Vagas Especiais. O objetivo foi garantir que as vagas reservadas realmente sejam usadas por pessoas com deficiência e idosos, respeitando as regras de trânsito.
Nessa ação, os fiscais verificaram 65 vagas especiais e encontraram 16 motoristas usando esses espaços de forma errada. Também foram registradas 22 outras infrações e dois veículos foram removidos para o depósito.
Essa operação faz parte dos esforços do Detran-DF para aumentar a acessibilidade e conscientizar a população sobre a importância de respeitar os direitos das pessoas com deficiência e dos idosos no trânsito.
Segundo o artigo 181, inciso XX, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estacionar em vaga reservada para pessoas com deficiência ou idosos sem a credencial adequada é uma infração gravíssima, com multa de R$ 293,47, sete pontos na carteira de motorista e remoção do veículo.

