18.5 C
Brasília
quinta-feira, 11/12/2025

Fiscais do Brasília Ambiental recebem treinamento para cuidar de animais silvestres

Brasília
céu limpo
18.5 ° C
19.5 °
18.5 °
88 %
1.5kmh
0 %
qui
30 °
sex
26 °
sáb
27 °
dom
24 °
seg
22 °

Em Brasília

Entre 3 e 5 de dezembro, fiscais do Instituto Brasília Ambiental participaram de um treinamento sobre como cuidar de animais silvestres, realizado na Fundação Jardim Zoológico de Brasília. Ao todo, 25 profissionais participaram das atividades conduzidas pela equipe técnica do zoológico.

A vice-governadora Celina Leão destacou a importância de treinamentos constantes. “Profissionais bem preparados são agentes de mudança, capazes de aplicar práticas que minimizam riscos, economizam recursos e ajudam a combater as mudanças climáticas, melhorando a qualidade ambiental,” afirmou.

O presidente do Brasília Ambiental, Rôney Nemer, ressaltou que a formação na área ambiental é essencial por causa das constantes mudanças em tecnologias e desafios ecológicos, garantindo que os profissionais possam proteger os recursos naturais, cuidar da fauna e da flora do Cerrado e apoiar o desenvolvimento sustentável.

A superintendente de fiscalização, auditoria e monitoramento ambiental do Brasília Ambiental, Simone de Moura Rosa, explicou que o curso abordou teoria e prática sobre identificação, contenção, captura e manejo de diferentes animais, como aves, répteis, mamíferos e artrópodes. Também foram tratados temas de biologia e ecologia, avaliação de riscos, uso de equipamentos de proteção, escolha do material correto para contenção e transporte e cuidados necessários para garantir a segurança dos servidores e o bem-estar dos animais.

Simone de Moura Rosa acrescentou que o treinamento focou nos grupos e espécies mais comuns no Distrito Federal, tanto em ambientes naturais quanto em situações de criação irregular, tráfico ou risco à saúde humana. “Essa ação reforça o compromisso do Brasília Ambiental com a qualificação contínua para melhorar a fiscalização e o resgate da fauna na nossa região,” avaliou.

Veja Também