21.5 C
Brasília
sexta-feira, 08/08/2025

Fiocruz e EMS fecham parceria para fabricar canetas para emagrecer

Brasília
nuvens dispersas
21.5 ° C
21.5 °
17.3 °
49 %
1kmh
40 %
sex
28 °
sáb
29 °
dom
28 °
seg
29 °
ter
22 °

Em Brasília

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) firmou uma parceria com a farmacêutica brasileira EMS para produzir nacionalmente as canetas para emagrecimento Olire e Lirux, que usam liraglutida como substância ativa e são utilizadas no tratamento da obesidade e do diabetes tipo 2.

O anúncio foi feito durante o Fórum Saúde, em Brasília, na quarta-feira (6/8). O principal objetivo dessa colaboração é reduzir a dependência de importações e tornar o medicamento mais acessível financeiramente.

O acordo inclui a transferência gradual da tecnologia da EMS para a Fiocruz, abrangendo desde a produção do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) até a formulação final das canetas. A produção começará nas instalações da EMS em Hortolândia (SP) e depois será transferida para o Complexo Tecnológico Farmanguinhos, da Fiocruz, no Rio de Janeiro.

Alexandre Padilha, ministro da Saúde, participou do evento e destacou que o governo está avaliando formas de disponibilizar essas canetas aos pacientes do SUS que aguardam cirurgia bariátrica. Com a fabricação nacional, espera-se ampliar o acesso da população pelo Sistema Único de Saúde.

As primeiras canetas nacionais — Olire (para obesidade) e Lirux (tratamento do diabetes tipo 2) — chegaram às farmácias na segunda-feira (4/8). O preço sugerido para o Olire é a partir de R$ 307,26 para embalagem com uma unidade, e o kit com três canetas custa R$ 760,61.

Veja Também