28.5 C
Brasília
quinta-feira, 06/11/2025




Finalizam obras do Caps no Gama

Brasília
nuvens dispersas
28.5 ° C
30.6 °
28.5 °
46 %
2.6kmh
40 %
qui
30 °
sex
29 °
sáb
29 °
dom
24 °
seg
28 °

Em Brasília

As obras do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) no Gama estão quase prontas. A maior parte da infraestrutura já foi finalizada, incluindo toda a tubulação e os cabos para água, gás, eletricidade e telecomunicação. A construção, situada no Setor Norte, começou em março deste ano.

O investimento foi de R$ 3,5 milhões e o projeto prevê uma área construída de mais de 740 metros quadrados, com o objetivo de integrar os espaços de atendimento e convivência. O prédio será adaptado para pessoas com deficiência, garantindo um ambiente seguro e acessível. Também haverá áreas internas e externas de convivência, com jardins planejados para promover o bem-estar e a socialização dos pacientes.

O serviço oferecido é do tipo III, destinado a atender pessoas a partir de 18 anos que enfrentem sofrimento psíquico intenso devido a transtornos mentais graves e persistentes. A expectativa é que a unidade funcione 24 horas por dia, inclusive fins de semana e feriados.

Rede de Atenção Psicossocial

A implantação do Caps no Gama é uma antiga demanda da comunidade, explica a diretora de Atenção Secundária à Saúde da Região Sul, Ângela Maria de Sousa. “Essa implantação é essencial para garantir um cuidado completo à saúde mental dos usuários”, diz. “Esse projeto também vai fortalecer a Rede de Atenção Psicossocial na região Sul.”

A Região Sul, que inclui Gama e Santa Maria, já possui um Caps para tratamento de álcool e outras drogas – tipo II. Essa unidade, localizada em Santa Maria, atende pessoas a partir dos 16 anos que apresentam sofrimento psíquico intenso devido ao uso de álcool e outras drogas. Funciona de segunda a sexta-feira durante o horário comercial.

Atendimento especializado

O Caps atende pessoas com sofrimento mental grave, seja devido ao uso de álcool e drogas, tanto em situações de crise quanto no processo de reabilitação psicossocial. O atendimento pode ser por procura espontânea, isto é, o usuário pode procurar diretamente os centros, ou por encaminhamento de outros serviços de saúde ou da rede intersetorial (assistência social, educação, justiça). Atualmente, existem 18 centros psicossociais de várias modalidades distribuídos pelas regiões de saúde do Distrito Federal.

Informações fornecidas pela Secretaria de Saúde.




Veja Também