Após a aprovação no Senado, a Câmara dos Representantes dos Estados Unidos irá votar hoje, quarta-feira (12/11), um acordo que pode encerrar a paralisação dos serviços do governo federal. Se aprovado, o shutdown mais longo da história dos EUA pode terminar.
Crise nos EUA
Desde 1º de outubro, o governo federal dos Estados Unidos está paralisado devido à falta de acordo no Congresso sobre o orçamento anual. Essa paralisação afetou muitos serviços públicos, deixando milhares de funcionários sem salários ou resultando em demissões.
Este shutdown já dura 43 dias, sendo o mais prolongado da história do país. O recorde anterior foi uma paralisação de 35 dias entre dezembro de 2018 e janeiro de 2019, durante o primeiro mandato de Donald Trump.
Na segunda-feira (10/11), membros dos partidos Republicano e Democrata chegaram a um acordo e o Senado aprovou a proposta com 60 votos contra 40. O acordo contempla um orçamento temporário que financia o governo até janeiro de 2026, além de recursos destinados ao Legislativo, Departamento de Agricultura e programas para veteranos.
Após cinco semanas de negociação entre centristas republicanos e democratas, o acordo foi aprovado no Senado.
Os democratas solicitaram a reversão das demissões de funcionários públicos, o pagamento retroativo dos salários atrasados e uma votação futura sobre a ampliação dos subsídios da Lei de Cuidados Acessíveis, que vinham sendo bloqueados pelos republicanos.
Com a aprovação da Câmara, o projeto será enviado para o presidente Donald Trump, que deverá sancionar a medida e restabelecer as atividades do governo federal.
