27.5 C
Brasília
segunda-feira, 01/09/2025

Fim de semana com ações contra sarampo e cuidado animal no DF

Brasília
nuvens dispersas
27.5 ° C
27.5 °
26.5 °
33 %
6.2kmh
40 %
seg
28 °
ter
27 °
qua
26 °
qui
29 °
sex
30 °

Em Brasília

Durante o fim de semana, o Distrito Federal teve importantes ações de saúde. No sábado (30), profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) estiveram na Feira do Guará o dia todo para vacinar feirantes e visitantes. Esta ação faz parte de um plano para a região Centro-Sul. Na feira do fim de semana anterior, mais de 1,3 mil vacinas foram aplicadas.

A vacina tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) foi ofertada, além de vacinas contra HPV e gripe. O professor de Educação Física Marcelo Ottoline, 55 anos, se surpreendeu positivamente ao receber a vacina contra a gripe aplicada por sua ex-aluna, a enfermeira Flávia Amorim. “Ensino é para formar cidadãos. Ver ela formada, atuando e vacinando me deixou muito feliz”, contou.

Com apoio dos comerciantes locais, como o presidente da Feira do Guará, Valdinei de Lima, a iniciativa foi muito valorizada. Ele mesmo se vacinou e afirmou que a Secretária de Saúde do DF será sempre bem-vinda.

Mobilização contra o sarampo

Desde que surgiram os primeiros casos importados de sarampo no Brasil, ações para impedir a transmissão da doença têm sido intensas. Vacinação é a melhor forma de prevenção e controle de surtos.

Como o sarampo, a caxumba e a rubéola são doenças altamente contagiosas e podem ser graves, a SES-DF recomenda manter o cartão de vacinação atualizado, especialmente com a tríplice viral. Segundo o Programa Nacional de Imunizações (PNI), pessoas de 12 meses a 29 anos devem tomar duas doses; adultos entre 30 e 59 anos, uma dose; e profissionais de saúde, duas doses, independentemente da idade.

Em caso de sintomas como febre com manchas vermelhas ou rosadas na pele, tosse, coriza ou conjuntivite, as pessoas devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência. As vacinas estão disponíveis para pessoas de 6 meses a 59 anos em todas as UBSs e também em ações externas.

Caravana de proteção animal

A Praça do Trabalhador em Ceilândia recebeu a 4ª edição da Caravana de Proteção Animal no sábado. Promovida pela Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF), a ação ofereceu atendimento veterinário e emissão de documentos gratuitamente. Equipes da APS e Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde do DF também estiveram presentes para vacinar os animais e os seus donos.

A advogada Rayane Pereira, 33 anos, destacou que costuma participar frequentemente da caravana. Na última vez, levou quatro animais. Um deles, o shih tzu de um ano chamado Pirulito, recebeu a vacina contra a raiva. “Nem sempre conseguimos participar das campanhas de vacinação, então aproveitei para trazer ele e fazer tudo que precisava”, comentou acompanhada pela mãe e irmã.

Durante o evento, agentes públicos também aproveitaram para se vacinar e ajudar a impedir a disseminação de doenças na comunidade. A gerente de ação educativa do Detran-DF, Magda Brandão, que estava orientando sobre cuidados com animais para evitar acidentes e infrações, atualizou seu cartão de vacinação no estande da SES-DF.

Magda Brandão tomou quatro vacinas: contra difteria e tétano, hepatite B, tríplice viral e gripe. “Para quem trabalha nas ruas, essa é uma ótima oportunidade para manter as vacinas em dia”, comemorou.

*Informações da Secretaria de Saúde

Veja Também