O Brasil recebeu a aprovação das Filipinas para exportar carne bovina com osso e miúdos ao país asiático, conforme comunicado conjunto do Ministério da Agricultura e do Ministério das Relações Exteriores. O aval do governo filipino foi confirmado em 13 de abril, após a conclusão das negociações sobre os requisitos sanitários e o certificado sanitário internacional.
Em 2024, o Brasil exportou mais de US$ 1,5 bilhão em produtos agropecuários para as Filipinas, incluindo carnes, cereais, farinhas e produtos do setor sucroalcooleiro.
Com uma população superior a 118 milhões e um aumento no consumo de proteínas animais, as Filipinas representam um mercado estratégico para o agronegócio brasileiro. A autorização para mais produtos bovinos aumentar fortalece a parceria comercial entre os países e gera novas oportunidades para os produtores brasileiros de carne bovina.
Luis Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil, comentou a abertura do mercado filipino para esses produtos durante um discurso, destacando que já foram firmados 400 acordos em 2,5 anos para a venda de carne bovina e miúdos para as Filipinas.
A negociação com as Filipinas integra a estratégia do Ministério da Agricultura de ampliar os mercados para a carne brasileira, principalmente diante do aumento tarifário dos Estados Unidos.
Essa conquista é importante para a indústria brasileira, pois as Filipinas são um grande consumidor de miúdos bovinos e oferecem bons preços. Atualmente, o país asiático está entre os cinco maiores destinos para as exportações de proteínas brasileiras.
Em 2024, o Brasil abriu 100 novos mercados para seus produtos agropecuários, reforçando o crescimento e diversificação das exportações.