21.5 C
Brasília
domingo, 15/02/2026

Filho mantém mãe idosa presa por 15 anos e diz que ela nunca foi boa mãe

Brasília
céu limpo
21.5 ° C
21.5 °
18.9 °
78 %
1.5kmh
0 %
dom
28 °
seg
27 °
ter
28 °
qua
27 °
qui
24 °

Em Brasília

Demetrius Emerson de Farias, de 49 anos, foi preso em flagrante por manter sua mãe, de 72 anos, em cárcere privado por 15 anos e usar indevidamente a pensão dela. Ele afirmou à Polícia Civil que a idosa “é difícil de lidar” e que “nunca foi uma boa mãe”. Apesar das justificativas, ele admitiu que agiu errado, pois ela é sua mãe idosa.

Demetrius gerenciava a pensão da mãe desde 2003, valor deixado pela avó, e declarou que metade do dinheiro era para o plano de saúde da idosa, enquanto ele ficava com apenas R$ 500. Através da Seção de Atendimento à Mulher da 26ª Delegacia de Polícia (Samambaia), foi ouvido uma testemunha que relatou as frequentes ofensas do filho contra a vítima, incluindo frases como: “Morre, sua velha. Não vai fazer falta aqui. Não presta pra nada”.

A mulher, que vivia sozinha e chorava muito, era vista com hematomas nos braços, resultado de agressões. Relatos indicam que Demetrius até impedia a compra de um fogão novo ou a realização de exames oftalmológicos, apesar de perda recente da visão da mãe. Em 2024, ele viajou sozinho para o Rio de Janeiro para assistir a um show da Madonna usando o dinheiro da mãe, deixando-a sozinha por quatro dias.

A casa onde a idosa vivia estava repleta de entulhos e em condições insalubres, com lixo acumulado há mais de 15 anos, sujeira, mofo e odor forte. Caixas de remédios estavam jogadas pelos móveis e o fogão coberto de gordura. A mulher vivia basicamente alimentando-se de panetone, leite e água da torneira, conforme relatado por ela.

Segundo a vítima, o filho administrava como gastar a pensão de R$ 5 mil, não permitindo sua autonomia financeira e mantendo-a em condições degradantes de vida. O filho sofre de transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), o que contribuiu para o acúmulo de lixo na residência e a falta de limpeza dos cômodos.

Veja Também