São Paulo, 08 – O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S), medido pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV), continuou elevado devido ao aumento da conta de energia elétrica residencial e aos jogos lotéricos na primeira parte de agosto. Essa análise é do economista e coordenador do índice, André Braz. Ele aponta que, em breve, o IPC-S deve mostrar uma desaceleração com o fim do aumento temporário nos preços controlados pelo governo.
André Braz destaca que, neste mês, a inclusão do bônus de Itaipu na conta de energia deve ajudar a reduzir a alta desse item nas próximas medições. “Conforme o mês avança e o bônus começa a ser considerado pelo índice, isso irá diminuir o impacto da energia no IPC-S”, explica. No entanto, ele lembra que, em setembro, esse bônus será retirado.
O economista também informa que não há previsão de aumento no índice por causa das tarifas impostas pelo presidente norte-americano Donald Trump. Segundo ele, os fatores que mais influenciam a alta já foram refletidos no índice deste mês.
Para agosto, André Braz estima que o índice IPC-S diminua o ritmo e fique entre 0,25% e 0,30%.
Estadão Conteúdo

