O Conselho Curador do FGTS estabeleceu novos limites para quem deseja antecipar o saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. A partir de agora, o valor mínimo para essa antecipação será de R$ 100 e o máximo de R$ 500.
Além disso, o número de parcelas antecipadas estará limitado a três a partir do segundo ano de adesão. No primeiro ano, o limite permanece em cinco saques, como antes.
Outra mudança importante é a limitação para apenas uma operação de adiantamento por ano, regra que antes não existia.
O trabalhador também só poderá fazer esse tipo de empréstimo 90 dias após escolher o saque-aniversário, diferente do que acontece hoje, quando 26% das operações são feitas no mesmo dia da adesão.
Segundo o Ministério do Trabalho, atualmente 20 milhões de pessoas estão no saque-aniversário, o que representa 51% dos trabalhadores. Desses, 90% ganham até quatro salários mínimos.
Essas alterações foram aprovadas por unanimidade pelo Conselho Curador do FGTS.