O Festival da Juventude Negra vai visitar várias regiões do Distrito Federal. As inscrições estão abertas no site oficial até o dia 25 de julho. O evento tem como objetivo valorizar a cultura afro-brasileira e apoiar jovens negros e negras que vivem nas periferias, usando a arte como forma de inclusão.
Organizado com apoio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab-DF), o festival é uma colaboração entre o Instituto Bem Viver DF, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF) e o Ministério da Cultura. O evento será gratuito e acontecerá em quatro regiões: Santa Maria, Ceilândia, Sol Nascente e Taguatinga, com expectativa de atrair mais de 10 mil participantes.
Com um investimento de R$ 700 mil, o festival oferecerá oficinas, apresentações artísticas, rodas de conversa, feira de empreendedores negros e atividades que promovem a inclusão e acessibilidade. Samara da Silva Pereira, presidente do Instituto Bem Viver DF e organizadora do festival, destaca a importância desses recursos para fomentar a criatividade e permitir a realização de um evento diferenciado.
As oficinas ensinarão profissões relacionadas ao circo, como palhaço, equilibrista, malabarista, mágico e trapezista. Além disso, discutirão expressão corporal, ocupação de espaços e desenvolvimento artístico. Cada oficina terá 10 horas de duração, divididas em quatro encontros de duas horas e meia em cada cidade que o festival visitar.
Premiação em dinheiro
O festival também contará com um prêmio em dinheiro como forma de incentivo. Serão escolhidos 40 grupos de jovens negros nas categorias dança de rua (hip hop), circo e teatro, através de votação pela internet entre os dias 16 e 25 de julho. Os grupos vencedores se apresentarão nas quatro cidades e receberão um prêmio de R$ 2 mil cada, valorizando e incentivando suas atividades.
Além das apresentações, o evento oferece oficinas nas áreas de hip hop, circo e artes cênicas, com carga horária de 10 horas por turma em cada cidade. Ao total, serão 120 horas de atividades teóricas e práticas voltadas à formação profissional e à valorização da cultura afro-brasileira.
Cronograma do Festival
- 8 a 25 de julho: votação online para selecionar os 40 grupos artísticos;
- 28 de julho a 22 de agosto: realização do festival nas quatro cidades;
- 23 de agosto a 23 de setembro: elaboração e entrega dos relatórios finais.
Informações de Thais Umbelino, da Agência Brasília.