23.7 C
Brasília
segunda-feira, 15/09/2025

Festa do Morango atrai meio milhão e movimenta 55 milhões

Brasília
nublado
23.7 ° C
23.7 °
21.7 °
51 %
3.7kmh
94 %
ter
32 °
qua
33 °
qui
33 °
sex
32 °
sáb
25 °

Em Brasília

A tradicional Festa do Morango de Brazlândia, realizada pela 29ª vez, reuniu este ano cerca de 500 mil visitantes e gerou uma movimentação financeira de R$ 55 milhões, um aumento de 10% em comparação ao ano passado. Este evento é uma importante celebração cultural e econômica para o Distrito Federal.

A festa é organizada pela Associação Cultural Rural Alexandre Gusmão (Arcag) e pelo Instituto Alvorada Brasil, com apoio do Governo do Distrito Federal (GDF) e órgãos como a Emater-DF, Administração Regional de Brazlândia, e as secretarias de Turismo e de Cultura e Economia Criativa.

Cristiano Araújo, secretário de Turismo, destacou que a Festa do Morango é uma comemoração anual esperada pela população, que impulsiona o turismo local, fortalece a economia e valoriza os produtores rurais da região. Ele ressaltou que o evento é uma oportunidade para evidenciar a riqueza do Distrito Federal e afirmar a diversidade e hospitalidade do destino.

O evento teve início no dia 5 e recebeu shows de artistas renomados como Murilo Huff, Léo Magalhães e Calcinha Preta. O destaque maior, porém, foi o morango, com aproximadamente 450 expositores entre produtores e setores como artesanato e decoração. Os visitantes puderam colher morangos direto do pé no espaço Colha & Pague e acompanhar o Concurso de Receitas, vencido por uma torta fria de frango com geleia de morango e cream cheese.

Cleison Duval, presidente da Emater-DF, expressou sua satisfação pelo crescimento da festa e desenvolvimento dos produtores, destacando a melhora na qualidade e apresentação dos produtos derivados do morango. Ele ressaltou ainda que espaços como a MorangoLândia e a Florabraz são vitrines importantes dos produtos locais, valorizando a agricultura familiar e a agropecuária do Distrito Federal.

O Distrito Federal conta atualmente com 358 produtores de morango, cultivando em mais de 177 hectares. No ano anterior, a produção alcançou 6.615 toneladas, resultando em um valor bruto de R$ 211,8 milhões.

Rafael Bueno, secretário da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, afirmou que o Distrito Federal é o terceiro maior produtor de morangos no Brasil, graças ao esforço dos agricultores, especialmente nas regiões de Brazlândia e Planaltina. Segundo ele, a Festa do Morango valoriza o trabalho agrícola, a dedicação das famílias e a importância da agricultura para o desenvolvimento da região.

Veja Também