Workshops para crianças e adultos ensinam dança, artesanato e culinária.
Comemoração acontece no Museu da Imigração nos dias 20 e 21.
Com programação para adultos e crianças, a 20ª Festa do Imigrante, organizada pelo Museu da Imigração do Estado de São Paulo neste final de semana (20 e 21 de junho), homenageia a cultura de mais de 40 países.
A festa acontece no próprio Museu da Imigração, construído no espaço da antiga Hospedaria dos Imigrantes do Brás, por onde passaram mais de dois milhões de estrangeiros.
No sábado (20) e domingo (21), o público pode conhecer estandes com comidas típicas de países diversos, da Alemanha ao Iraque.
Grupos de danças folclóricas se apresentam das 11h às 18h no sábado e das 10h30 às 18h no domingo. Participam companhias de dança cigana, tango, dança russa, coreana, de países da África, do Reino Unido e do Leste Europeu, além de grupos da América Latina e países árabes.
Além de assistir, o público participa de atividades práticas gratuitas. Há aulas de dança às 14h30, 15h30 e 16h30 no sábado e no domingo e o workshop Temperos do Mundo, com uma hora de duração, que acontece nos dois dias às 11h, às 13h e às 15h, ensinando quitutes portugueses, russos, alemães, belgas e chineses.
As oficinas de artesanato também duram uma hora e acontecem às 12h, às 14h e às 16h. As inscrições podem ser realizadas no dia do evento e a atividade ensina técnicas de bordado da Ilha da Madeira, origami Japonês e até matrioshkas russas feitas de patchwork.
Especialmente para o público infantil, a contadora de histórias Kiara Terra apresenta às crianças as histórias da origem do mundo sob a perspectiva de diferentes cultuas, às 12h e às 15h do sábado e do domingo.
Os ingressos para a festa custam 6 reais a inteira e 3 reais a meia-entrada e podem ser retirados nos dias do evento.
Serviço:
20ª Festa do Imigrante
Local: Museu da Imigração – Rua Visconde de Parnaíba, 1316 – Mooca
Quando: 20 e 21 de junho, das 10h30 às 18h.
Preço: R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia-entrada).
g1