Na terça-feira de Carnaval, a ala de psiquiatria do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), gerenciado pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IgesDF), foi tomada por uma celebração alegre. O bloco carnavalesco Doido é Tu trouxe música, um trenzinho, espuma e muita diversão, reunindo pacientes e funcionários em um momento especial de acolhimento.
A atividade foi organizada pelo Serviço Auxiliar de Voluntários (SAV). Segundo Vandelícia Dias, presidente do SAV, todos os pacientes internados participaram. “É muito gratificante compartilhar esses momentos com eles. É quando se sentem acolhidos, felizes e parte de algo maior. Até aqueles que estavam mais reservados terminaram participando após verem a animação ao redor”, conta.
Os preparativos para a festa começaram na semana anterior, com a participação ativa dos pacientes, que confeccionaram máscaras e plaquinhas com frases de Carnaval, além de escolher o nome do bloco. “Eles se envolveram em todas as etapas: criaram os adereços, ajudaram a decidir o nome e esperaram ansiosos pelo dia da comemoração. Foi um processo muito bonito”, destaca Vandelícia.
Atividades humanizadas no cuidado da saúde mental promovem interação e fortalecem os vínculos. Mesmo na rotina hospitalar, é possível combinar celebração, alegria e tratamento, conclui a presidente do SAV.
Com informações do IgesDF
