O 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), desembargador Fernando Habibe, acompanhado da juíza auxiliar da 1ª Vice-Presidência, Marília Guedes, realizou na última terça-feira, 8 de setembro, uma visita institucional ao complexo do tribunal no Setor de Armazenagem e Abastecimento Norte (SAAN). A visita teve como objetivo conhecer as instalações, os processos de trabalho, os projetos e as atividades das unidades ligadas à Secretaria de Gestão da Informação e do Conhecimento (SGIC).
Os magistrados foram recebidos pelas equipes da Coordenadoria de Tratamento e Destinação Documental (CODOC) e da Coordenadoria de Custódia e Preservação da Memória Institucional (COAMI), que os guiaram pelos locais destinados ao tratamento, armazenamento, preservação e acesso aos documentos do acervo do TJDFT.
Na CODOC, foram explicadas as funções dos setores responsáveis pelo tratamento arquivístico de documentos em diferentes formatos e pela aplicação de tecnologias para a gestão documental. Fernando Habibe e Marília Guedes conheceram o trabalho do Núcleo de Tratamento da Informação Arquivística (NUTIA), do Núcleo de Tratamento da Informação Digital (NUTID) e do Núcleo de Tecnologia da Informação (NUTIN), que cuidam da conservação, preservação e disponibilização do acervo arquivístico do tribunal.
As equipes apresentaram também iniciativas para a gestão e proteção de documentos digitais, bem como projetos de modernização com o objetivo de melhorar os processos de gestão documental, aumentando a segurança, integridade e o acesso às informações produzidas pelo TJDFT.
A visita continuou às unidades da COAMI no complexo: o Núcleo de Atendimento dos Arquivos (NUARQ), o Núcleo de Custódia e Armazenamento dos Arquivos (NUCARQ) e o Núcleo de Arquivo Permanente (NUPER). Esses setores atuam no atendimento arquivístico, na guarda e logística dos documentos, na preservação do acervo e na pesquisa e divulgação da memória institucional.
Nas unidades, os magistrados viram o trabalho do NUCARQ, que cuida da guarda e organização logística de cerca de 7 milhões de processos físicos, reorganizando mensalmente mais de 30 mil caixas do acervo. Também acompanharam o NUARQ, que atende tanto o público interno quanto externo e recebe mais de mil solicitações mensais para a retirada de processos administrativos e judiciais dos arquivos, além do NUPER, responsável pela preservação, pesquisa e divulgação da memória institucional do TJDFT.
Ao final da visita, Fernando Habibe elogiou a qualidade dos serviços e a importância do trabalho realizado pelas equipes, destacando a excelência técnica e o caráter inovador de várias iniciativas. Ele também ressaltou a necessidade de melhorias nas condições estruturais do complexo, especialmente nos aspectos de segurança, conforto e melhores condições de trabalho, assuntos que receberão atenção institucional.
