Nossa Senhora da Conceição, também conhecida como Imaculada Conceição, é celebrada no dia 8 de dezembro, que em 2024 cai em uma segunda-feira. Em diversas cidades, essa data é feriado municipal, homenageando essa santa da Igreja Católica. É importante destacar que não é feriado nacional, mas sim em alguns municípios.
Nessas localidades, serviços públicos, escolas e parte do comércio podem funcionar de forma alterada, enquanto no restante do país o expediente ocorre normalmente.
O feriado municipal acontece nas cidades onde Nossa Senhora da Imaculada Conceição é padroeira. Algumas capitais que adotam o feriado no dia 8 de dezembro são:
- Boa Vista (RR)
- Belo Horizonte (MG)
- Manaus (AM)
- Belém (PA)
- Teresina (PI)
- São Luís (MA)
- Salvador (BA)
- Recife (PE)
- Maceió (AL)
- João Pessoa (PB)
- Aracaju (SE)
- Cuiabá (MT)
No estado do Rio de Janeiro, algumas cidades, como Angra dos Reis, Belford Roxo, Nilópolis e Rio das Ostras, também observam o feriado.
Em São Paulo, o dia é feriado municipal em cidades como Campinas, São José do Rio Preto, Piracicaba, Presidente Prudente, Bragança Paulista, Franca, Franco da Rocha, Itanhaém, Jacareí, Jandira e Mogi Guaçu. Já Diadema, Guarulhos, Mauá e Votorantim comemoram o aniversário das cidades nessa data.
No Rio Grande do Sul, o feriado acontece em Santa Maria, Viamão e São Leopoldo. Em Minas Gerais, é celebrado em Divinópolis, Sete Lagoas e Teófilo Otoni, enquanto no Ceará a cidade de Sobral observa o dia como feriado.
Origem do dogma
O dogma da Imaculada Conceição de Maria foi declarado pelo papa Pio IX em 1854, por meio da bula Ineffabilis Deus. Este dogma sustenta que Maria foi concebida sem pecado original, preservada imune de qualquer mácula desde o momento de sua concepção.
