20.4 C
Brasília
quinta-feira, 06/11/2025




Fenabrave reduz previsão de crescimento das vendas de veículos para 2,6%

Brasília
nublado
20.4 ° C
21.7 °
20.4 °
87 %
0.7kmh
100 %
sex
35 °
sáb
27 °
dom
26 °
seg
28 °
ter
20 °

Em Brasília

A Fenabrave, que representa as concessionárias de veículos, diminuiu sua previsão de crescimento para as vendas de carros novos em 2025, devido à desaceleração do crédito. A previsão inicial de crescimento de 5% foi reduzida para 4,4% em julho e agora está em 2,6%.

Se essa previsão for confirmada, o total de veículos vendidos em 2025 será de 2,7 milhões, incluindo carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus.

O presidente da Fenabrave, Arcelio Junior, explicou que a taxa de juros é o principal fator para essa redução, ressaltando que com juros menores o crescimento seria maior, ultrapassando os 5% previstos no início do ano.

Ele também mencionou que o Banco Central indicou que a taxa Selic só começará a cair no próximo ano.

Dados de setembro mostram que a venda de veículos cresceu menos de 3% desde o começo do ano. A economista Tereza Fernandez destacou que o aumento do crédito para pessoas físicas caiu de 31,4% para 3,8% desde outubro do ano passado.

Com isso, a previsão é que não haja crescimento no crédito até o fim de 2025. Tereza Fernandez também apontou preocupações com o aumento da inadimplência e do endividamento das famílias, o que pode limitar o financiamento de veículos.

Em comparação com a previsão de julho, o crescimento esperado para as vendas de carros de passeio e utilitários leves caiu de 5% para 3%. Para caminhões, segmento mais impactado pelos juros altos, a Fenabrave projeta uma queda de 7%. Para ônibus, a previsão de crescimento permanece em 6%.

A associação também estima um aumento de 15% nas vendas de motos, chegando a 2,16 milhões de unidades, acima da previsão anterior de 10%.




Veja Também