Os pequenos rolos de ouro e prata com inscrições em aramaico foram encontrados enterrados com esqueletos de 2.000 anos
Arqueólogos encontraram feitiços gravados em pequenos rolos de ouro e prata com esqueletos enterrados há 2.000 anos na Sérvia. As inscrições, feitas em aramaico utilizando o alfabeto grego, provavelmente são palavras mágicas que, colocadas junto aos corpos, poderiam invocar poderes divinos para realizar encantos.
De acordo com Miomir Korac, um dos responsáveis pela descoberta, o significado dos feitiços é um mistério para os pesquisadores.
Os esqueletos foram encontrados durante escavações para uma usina que será erguida sobre uma antiga cidade romana. Ao examinar os ossos, os cientistas encontraram dois amuletos feitos de chumbo. Quando abriram as peças, encontraram os rolos de ouro e prata cobertos de inscrições e símbolos.
“Conseguimos ler os nomes de alguns demônios ligados ao território em que hoje está a Síria”, disse à Reuters o arqueólogo Ilija Dankovic.
Segundo os pesquisadores, pequenos artefatos mágicos como os encontrados costumavam ser enterrados com pessoas que sofreram mortes violentas. Acreditava-se que as almas desses mortos levavam mais tempo para encontrar descanso no além e, por essa razão, poderiam encontrar divindades que receberiam os feitiços e executariam as mágicas.